Como usar o AssistiveTouch no Apple Watch

Já mostramos por aqui diversos recursos especiais de acessibilidade desenvolvidos pela Apple para facilitar o uso de seus produtos por pessoas com algum tipo de dificuldade motora, problemas de visão ou de audição, por exemplo.

No watchOS 8, a Apple levou o AssistiveTouch ao Apple Watch. Essa função permite que usuários possam navegar pelo sistema operacional sem precisar tocar na tela.

Confira, em detalhes, como ativar e usar esse recurso superbacana!

Compatibilidade

Conforme noticiamos recentemente, o AssistiveTouch está restrito aos Apple Watches SE, Series 6 e Series 7.

Como ativar o AssistiveTouch

Você pode ativar o AssistiveTouch tanto pelo iPhone quanto no próprio Apple Watch.

No iPhone

Abra o app Watch, vá em Acessibilidade » AssistiveTouch e ative-o. Logo abaixo, em “Gestos de Mão”, ainda é possível personalizar cada um deles como preferir.

No Apple Watch

Pelo relógio, vá em Ajustes » Acessibilidade » AssistiveTouch e ative-o. Toque em “Gestos de Mão” e igualmente ative-os.

Caso queira saber como usar cada gesto, basta tocar em “Saiba mais” abaixo do controle de “Gestos de Mão” e selecione cada um deles para treinar. Para personalizar os gestos, vá em “Gestos de Mão”, toque em um deles e personalize-o.

Tanto no iPhone quanto no Apple Watch, você também pode personalizar outras ações desse recurso. Entre elas, temos cursor de movimento, estilo de escaneamento e menu de ação, por exemplo.

Como usar o AssistiveTouch

Com o AssistiveTouch e os gestos de mão devidamente ativados, você já pode usar o recurso no relógio. Os gestos e seus respectivos comandos são esses:

  • Juntar dois dedos: avançar
  • Juntar dois dedos por duas vezes: voltar
  • Apertar a mão: tocar
  • Apertar a mão duas vezes: visualizar o Menu de Ação
https://youtube.com/watch?v=v1_HLT5LkwY%3Ffeature%3Doembed

Como usar o Cursor de Movimento

Com o Cursor de Movimento, é possível controlar o relógio inclinando-o para os lados ou para cima/baixo. Isso pode ser útil quando você quer navegar por outras partes de interfaces de um app.

Ele pode ser personalizado em “Cursor de Movimento”, na seção do AssistiveTouch — onde você pode também ajustar a sensibilidade, o tempo de ativação, a tolerância de movimento e as bordas de acesso rápido, por exemplo.

Para usá-lo, vamos pegar o exemplo do app Atividade. Primeiro, certifique-se de que o relógio esteja com o mostrador sendo exibido e com a visualização dos apps em lista.

Feito isso, aperte duas vezes para abrir o AssistiveTouch, junte dois dedos para selecionar a ação “Pressionar a Digital Crown” e aperte para tocá-la.

Caso não esteja selecionada, junte dois dedos ou dois dedos duas vezes para avançar ou voltar para o app e aperte para abri-lo. Aperte duas vezes para exibir o Menu de Ação; siga juntando os dois dedos até selecionar a ação “Interação” e aperte para tocá-la.

Aperte para selecionar o “Cursor de Movimento” e incline o Apple Watch para posicionar o cursor na parte inferior da tela, para rolar para cima. Para deslizar até a seção “Compartilhamento” do app, posicione o cursor na borda direita. Para tocar em um botão, mantenha o cursor sobre o botão por um curto período de tempo.

Se quiser retornar ao mostrador do relógio, aperte duas vezes para abrir o Menu de Ação, junte dois dedos para selecionar a ação “Pressionar a Digital Crown” e a aperte para tocá-la.


Interessante demais, não?! ⌚️